Saltar para o conteúdo

Era uma vez um país a preto e branco: estórias de abril

  • 07 DEZ 2024 18H30
  • 27 OUT 2024 16h00
  • 22 JUN 2024 18H30 [ADIADO]

07 dez 202418h30 – 19h15

3€ (inclui entrada no Museu)

+ 6 anos | 45 minutos

Bilhetes disponíveis Blueticket.pt

“Nascemos num país a preto e branco”, contaram-me um dia os meus pais. Não percebi logo o que queriam dizer. Descobri depois que o medo apaga as cores, cola-se à pele e arrefece o corpo todo.
A Ditadura durou… durou muito tempo e pintou o meu país de preto e branco, um branco tão escuro como a noite. Mas num dia de Abril o coração, ainda quente, de alguns homens devolveu as cores ao meu país.
Era uma vez um país de muitas cores (algumas esbatidas…)

Em Era uma vez um país a preto e branco: Estórias de abril fazemos uma viagem ao passado para falarmos do dia-a-dia do nosso país durante a ditadura do Estado Novo e descobrirmos o significado da palavra “Revolução”.

- Shttt!... Fala baixo!... Andam por aí uns homens com umas caixas pretas que ouvem tudo...
Terão sido esses homens que levaram a minha Mãe para a prisão?...
Trago todos os dias a sua fotografia no bolso da camisa, junto do coração…
Mas presa porquê, se não roubou nem matou ninguém? Foi presa porque guardava, numa mala de viagem, livros, discos, recortes de jornais?! Foi presa por pensar de maneira diferente?! Por dizer o que pensava?! Mas, afinal, que crimes são estes?"

Com este espetáculo, criado a partir de factos históricos, cartas, diários, estórias e memórias de familiares e amigos, pretendemos que os mais novos sejam capazes de construir uma ponte para o presente, valorizando as conquistas de Abril e refletindo sobre a ideia de uma Liberdade frágil, que precisa de ser cuidada dia-a-dia.

 

Criação e Interpretação Lita Pedreira e Luís Geraldo
Produção Estórias com Asas

22Jun_estoriasdeabril.jpg

© Estórias com Asas

Lisboa em revolução, 1383-1974