A Luz de Lisboa
17 jul 2015 — 27 mar 201610h – 18h
Considerada como o ícone imaterial da cidade por excelência, a luz de Lisboa tem sido celebrada por poetas e escritores, pintores e outros artistas, captada pelos mais reputados fotógrafos e cineastas, lisboetas ou não, nacionais ou estrangeiros. Mas, o que torna esta luz tão especial?
É a essa pergunta que a exposição tentou dar resposta, pela primeira vez, questionando a nível científico a especificidade da luz de Lisboa e ajudando a compreender as suas singularidades objetivas e subjetivas que concorrem para a tornar tão especial.
Comissariada por Ana Eiró, professora de física e ex-diretora do Museu Natural de História Natural e da Ciência, e por Acácio de Almeida, diretor de fotografia no cinema português e estrangeiro, a exposição contou ainda com a parceria do programa Imagens de Marca e com o envolvimento da Fundação EDP, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Videoteca de Lisboa e do Arquivo Fotográfico Municipal, entre outras instituições.
© Museu de Lisboa