Saltar para o conteúdo

Museu de Lisboa
Teatro Romano

Exposição de Longa Duração

Museu de sítio, o núcleo do Teatro Romano mostra um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade de Felicitas Iulia Olisipo. Com uma magnífica vista sobre o rio Tejo, este monumento condicionou a posterior evolução urbanística do local, facto evidente nos múltiplos vestígios arqueológicos musealizados e na sobreposição dos edifícios posteriores. 

O museu, que inclui o campo arqueológico onde se localiza o teatro, está instalado num edifício seiscentista que pertenceu ao Cabido da Sé e abrange outras construções mais recentes, também intervencionadas arqueologicamente. A recuperação arquitetónica do museu manteve algumas das soluções pré-existentes, procurando mostrar a evolução deste espaço ao longo dos tempos.

A exposição, especialmente dedicada ao teatro, exibe peças recolhidas nas várias intervenções arqueológicas, destacando-se os elementos arquitetónicos e escultóricos e um vasto espólio cerâmico de variados períodos. Um espólio complementado com testemunhos arqueológicos anteriores ao monumento e outros que se sobrepuseram ao mesmo, abrangendo uma longa diacronia que se estende desde o séc. IV a.C. ao séc. XVII. 
 

Descubra mais sobre o Museu de Lisboa - Teatro Romano

csm_longaduracao_TR_3_4c9c4b4eea.jpg

© Museu de Lisboa