Torreão Poente
Horário
Encerrado temporariamente para obras
Como Chegar
Metro
- Terreiro do Paço
Autocarro
- 711
- 714
- 728
- 732
- 735
- 736
- 759
- 760
- 781
- 782
Elétrico
- 15E
- 25E
Transportes fluviais
- Terreiro do Paço
Onde estacionar
Estacionamento nas proximidades – Praça do Município e Campo das Cebolas
O Museu de Lisboa - Torreão Poente é, desde 2014, um espaço dedicado a exposições temporárias de média duração, de temáticas diversas relacionadas com a história e o presente de Lisboa.
Integrado no conjunto edificado da Praça do Comércio, o atual Torreão Poente foi concebido após o terramoto de 1755, tendo substituído outros dois edifícios de idêntica função, que se ergueram no topo Sul do paço real.
O primeiro torreão foi edificado por D. Manuel I aquando da construção do Paço da Ribeira. O segundo resultou da majestosa ampliação daquele palácio régio pelo rei Filipe I. Este último foi danificado pelo terramoto de 1755 e, no espírito da reconstrução da cidade idealizada pelo Marquês de Pombal, deu lugar ao atual Torreão Poente, um pouco mais a sul, como remate da nova Praça do Comércio.
Na construção desta nova Praça, o primeiro torreão a ser construído foi o do lado nascente, para albergar a bolsa. Do lado ocidental, destituída a praça do palácio real, o torreão poente teve uma construção mais lenta, só finalizada em 1843, quase um século após o terramoto.
Ocupado sucessivamente por vários organismos do Estado Central relacionados com as forças militares, o torreão foi desocupado a partir de 2011 e, dois anos depois, recebeu a primeira exposição temporária.
Faz parte do Museu de Lisboa desde 2015, apresentando exposições temporárias regulares. Em 2020 iniciaram-se obras de restauro e adaptação a espaço museológico na sua plenitude, com o objetivo de tornar este extraordinário edifício acessível a todos, potenciando a apresentação e a partilha de ainda mais histórias de Lisboa, do seu passado, do seu presente e dos seus futuros.
Descubra mais neste vídeo
© Museu de Lisboa