Saltar para o conteúdo

Os painéis de azulejo do Palácio Pimenta

24 nov 202411h – 12h15

5 €

+ 10 anos | 75 minutos

Bilhetes disponíveis em blueticket.pt

Os painéis de azulejo que revestem as paredes de várias salas do Palácio Pimenta são testemunhos da função residencial do palácio entre os séculos XVIII e XX. Nesta visita especial e única, o historiador da arte Celso Mangucci, autor do capítulo sobre a azulejaria no livro recentemente editado pelo Museu de Lisboa As três vidas do Palácio Pimenta, desvendará a história e a importância de vários painéis e o lugar que o Palácio Pimenta ocupa na evolução da azulejaria portuguesa aplicada a residências nobres do século XVIII.

António Celso Hunyady Mangucci é doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora e licenciado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas. No âmbito da história da azulejaria e cerâmica em Portugal, tem desenvolvido vários projetos de investigação sobre a produção oleira, a aplicação azulejar em quintas senhoriais ou as biografias de vários pintores lisboetas de azulejo do século XVIII.

No Museu de Lisboa, para além do capítulo Um capricho francês. A Grande Oficina de Lisboa e os azulejos da quinta de recreio de Diogo de Sousa Mexia, no livro As três vidas do Palácio Pimenta, foi comissário da exposição Um novo padrão – a fábrica-escola de louça do Rato (2017).

24 NOV_Visita Os painéis de azulejo do Palácio Pimenta © EGEAC - Museu de Lisboa José Avelar.JPG

© Museu de Lisboa, José Avelar